12/06/24
Na tarde do dia 11 de junho, a presidente do CFBio, Bióloga Alcione Azevedo e o coordenador da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP), Biólogo Rogério Fonseca, foram recebidos para uma reunião, na sede do Comando Militar da Amazônia (CMA). Neste encontro, foi realizada uma apresentação institucional visando ampliar os horizontes da atuação dos(as) Biólogos(as) junto ao Exército Brasileiro (EB), visto que uma das missões do CMA é a proteção e a defesa da maior biodiversidade do planeta Terra.
O Chefe da Seção de Planejamento Estratégico e Integração, Coronel Pavão manifestou que as áreas onde hoje os(as) Biólogos(as) atuam são o magistério nos Colégios Militares e nos Centros de Ensino Especializado como o Centro de Instrução e Guerra na Selva (CIGS), por possuir um Zoológico.
Está reunião foi realizada, após a presidente ser recebida pelo Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, no dia 22 de maio deste ano. Durante aquele encontro, ficou acertado que outros encontros seriam necessários para montar um plano de trabalho visando o apoio de ações do CMA.
A Presidente do CFBio, assim como o Coordenador da CFAP, apresentaram outras perspectivas de onde o(a) Biólogo(a) pode atuar nos Quadros Profissionais do Exército Brasileiro no CMA, que vão além do magistério em Biologia nos Colégios Militares.
A atuação do(a) Biólogo(a) amplia-se para todas as áreas, como a da Saúde, especialmente a de doenças tropicais nos Hospitais Gerais do EB; Meio Ambiente e Biodiversidade, especialmente no licenciamento ambiental amplo (fauna, flora e biosocioeconomia) nos Comandos Regionais de Obras; e na Biotecnologia e Produção, atuando como Operador Especial nas unidades operacionais de Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear.
Os(as) Biólogos(as) têm condições de contribuir atuando em distintas funções operacionais e administrativas da Força Terrestre.