16/04/24
Brasília (DF), 13/04/2024 – A CFAP, em reunião conjunta com as Comissões Técnicas do Conselho Federal de Biologia (CFBio), debateu a Diretriz Curricular Nacional (DCN) vigente e as demandas de mercado para o profissional biólogo na área de cada Conselho Regional de Biologia (CRBio).
A Presidente do CFBio, bióloga Alcione Ribeiro de Azevedo, abriu a reunião pedindo um minuto de silêncio em memória de Carlos Martins Fonseca, Genitor do Coordenador da CFAP, Rogério Fonseca. Após a homenagem, prosseguiu sua fala afirmando que a matriz curricular dos cursos de biologia deve ser modificada, preparando os egressos para o mercado de trabalho.
“As ideias devem sair das cabeças e irem para o papel, evitando a inércia instrucional. Como gestores, temos o poder de mudar, sempre pensando no colega que está no campo!”, afirmou a Presidente.
O Coordenador da CFAP, biólogo Rogério Fonseca, frisou que a reunião forneceu dados para o Fórum das CFAPs, que ouvirá os coordenadores de cada CFAP dos CRBios quanto ao atual processo formativo e as necessidades para o profissional do futuro.
Rogério Fonseca destacou que “A biologia que temos, nós já conhecemos. Todavia, a biologia que queremos, precisa ser debatida.
Dentre os diversos pontos norteadores para o processo formativo do biólogo na Instituição de Ensino Superior (IES), destaca-se:
A Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional
A CFAP é uma comissão permanente, de caráter especializado e com composição estabelecida pelo Plenário, com finalidade de apreciar as matérias pertinentes à sua área de competência e tem as seguintes atribuições:
As Comissões Técnicas
As Comissões Técnicas também têm caráter permanente, tendo por finalidade apreciar as matérias pertinentes à sua área de competência. As quatro comissões são as seguintes