17/03/23
Em reconhecimento à contribuição em prol da sociedade, trinta e nove mulheres foram homenageadas no MÊS DE LUTA DAS MULHERES, nesta quinta, 16 de março, em solenidade no Plenário da Casa José Mariano, na Câmara Municipal de Recife, Pernambuco.
As homenageadas foram selecionadas por conta de suas atuações em diversos segmentos, incluindo movimentos sociais, ONGs e instituições públicas e privadas. Em comum, elas possuem, além da dedicação e talento, o firme posicionamento pela igualdade de direitos para as mulheres.
A Bióloga Dra. Maria Eduarda de Larrazábal, Presidente do Conselho Federal de Biologia, recebeu a homenagem por conta de sua expressiva atuação e trajetória como Educadora e também como gestora do CFBio.
O MÊS DE LUTA DAS MULHERES foi instituído por iniciativa da Vereadora Cida Pedrosa, e visa estimular a participação social da mulher, principalmente em funções estratégicas e de destaque, gerando exemplos a serem seguidos para evolução das conquistas das mulheres.
A Dra. Maria Eduarda falou sobre o MÊS DE LUTA, “Foi com muita emoção que recebi o convite para participar dessa solenidade da Câmara dos Vereadores de Recife, por meio de um requerimento da vereadora Cida Pedrosa aprovado por unanimidade pela plenária da casa José Mariano. Uma ligação telefônica me informando que o meu nome havia sido escolhido para receber essa honraria me trouxe todos os registros de minha trajetória enquanto menina e mulher. Saber que nem sempre foi fácil romper os preconceitos impostos por uma sociedade patriarcal em que a mulher era fadada a permanecer em atividades preconcebidas ao gênero. Mas para mim isso não era a minha verdade e tive em meus pais, sobretudo na minha mãe, mulher doce e forte, o incentivo para fazer a minha vida diferente. E fiz! Comecei por priorizar os meus estudos, que certamente me levariam a outros mundos e levou-me! Identifiquei a minha força na Educação, essa capaz de transformar pessoas e assim, a sociedade! Apostei na Ciência e fui buscar elementos para entender os ciclos biológicos, possibilitando políticas de conservação da biodiversidade. Como Bióloga, desde sempre participo dos movimentos em defesa da nossa profissão, trabalhando diariamente para que sejamos cada vez mais, profissionais de destaque nas tomadas de decisões nas nossas áreas de atuação.
E assim também foi o motivo da indicação, por dedicar-me à profissão, trabalhando durante anos à frente do Conselho Regional de Biologia da 5.ª região, e mais recentemente como Presidente do Conselho Federal de Biologia. Esta homenagem veio para que eu pudesse olhar para trás e ver o quanto o meu caminho foi difícil e que apesar de todas as adversidades eu nunca desisti e sempre busquei no trabalho a força e a certeza de que valeria à pena continuar na luta para mudar esses conceitos. Agradeço à vereadora Cida Pedrosa pela ideia de homenagear tantas mulheres fortes, de histórias de lutas maravilhosas, de corações gigantes e trajetórias emocionantes. Foi um momento muito especial, que certamente guardarei em meu coração! Na oportunidade, gostaria de dividir essa honraria com cada Bióloga, mulher de luta, que trabalha incansavelmente pelo conhecimento, pela manutenção vida em todas as suas formas e pela nossa profissão! Gratidão é o meu sentimento!”, concluiu.
Durante a entrega das homenagens, o coral Cantar é Viver, do Sesc Santo Amaro, regido pela maestrina Mery Ruth Gomes, fez uma apresentação. (assista o vídeo com um pequeno trecho da apresentação: https://youtu.be/PJZnhgPR7WU. A cantora, compositora e instrumentista Isaar França também demonstrou aos presentes seu talento musical.