29/07/22
O estudante do 3º ano do Ensino Médio, morador de Vinhedo, José Eduardo Pascalicchio Bertozzi, de 18 anos, conquistou a medalha de bronze na 33ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), principal competição de Biologia do mundo para estudantes do Ensino Médio. Para competir na Olimpíada Internacional de Biologia, é necessário se classificar entre os 4 primeiros colocados na Olimpíada Brasileira de Biologia, na qual José já havia conquistado um bronze em 2021 e um ouro 2022
A olimpíada deste ano foi sediada em Yerevan, capital da Armênia, contando com a participação de 400 estudantes de 62 países, e uma delegação olímpica independente. Cada equipe era formada por 4 competidores. A equipe brasileira contou com os competidores: Ana Beatriz Silva Buarque, José Eduardo Pascalicchio Bertozzi, Nailton Gama de Castro e Thiago Luis Marques Lopes.
As provas foram realizadas em etapas teóricas e práticas. A etapa teórica foi composta por dois exames, com 50 questões cada; já a prática estava dividida em quatro exames sobre Bioquímica, Bioinformática, Botânica, Biossistemas e Zoologia. O tempo limite para realização de cada prova foi de 1 hora e 30 minutos.