26/07/22
o Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO), que tem o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) como sede no Brasil, divulga o calendário de cursos oferecidos no segundo semestre deste ano. Todos são gratuitos e serão oferecidos no formato presencial.
São quatro cursos no Brasil e três na Argentina. Os temas envolvem edição gênica para pecuária, genética para aquicultura, agentes de biocontrole e crescimento de plantas para safras, vacinologia reversa, tecnologia de células animais para produtos bioterapêuticos, tecnologia para biocombustíveis, e inovação na área.
Podem se inscrever brasileiros e graduados em outros países da América Latina, conforme o quantitativo de vagas para cada nacionalidade.
O CABBIO é um programa de integração regional que tem o objetivo de consolidar os laços de cooperação entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai, por meio da ampliação das bases de conhecimento, no âmbito da biotecnologia.
Os interessados devem ficar atentos aos prazos e aos pré-requisitos para as inscrições. Veja os detalhes a seguir:
Seleção genômica e edição gênica embrionária para incremento da pecuária – O curso será ministrado na cidade de Juiz de Fora (MG) pela Embrapa – Gado de Leite. São oferecidas 15 vagas, sendo seis para brasileiros.
O curso, que será realizado entre 19 e 23 de setembro, é direcionado a profissionais graduados e alunos de pós-graduação em medicina veterinária, zootecnia, biologia, biotecnologia e áreas afins, com preferência de atuação em biologia molecular e biotecnologia reprodutiva animal.
Serão 40 horas/aula, sendo que 60% serão atividades práticas. O objetivo é ensinar e demonstrar as metodologias de manipulação e avaliação de folículos pré-antrais isolados e inclusos em tecido ovariano nas principais espécies utilizadas como modelo animal (bovinos, ovinos, suínos, equinos, cães, gatos, camundongos) para estudos de preservação de fertilidade de animais domésticos e selvagens e em humanos.
Prazo de inscrição: 05 de agosto.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/6m2fCkTApU5LkbSJA
Aplicação de ferramentas genéticas, quantitativas e moleculares, na aquicultura – O curso será realizado em Jaboticabal (SP), no Centro de Aquicultura da UNESP (CAUNESP), de 07 a 12 de novembro, e oferece 15 vagas, sendo seis para brasileiros.
Serão 40 horas/aula, sendo 60% dedicadas às atividades práticas. Os interessados deverão estar cursando pós-graduação em cursos das áreas de Ciências Biológicas, Agrárias ou Medicina Veterinária.
Ao concluírem o curso, os alunos serão capazes de reconhecer, aplicar e interpretar resultados das principais ferramentas genéticas usadas para melhorar a produtividade na aquicultura.
Prazo de inscrição: 11 de setembro.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/RRH7rLEcSAwnu8WL7
Uso de microorganismos como agentes de biocontrole e promotores de crescimento de plantas em safras – O curso será ministrado no Instituto de Biotecnologia da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de San Juan, na Argentina.
No total, são oferecidas 10 vagas, sendo duas para brasileiros. Podem se candidatar graduados em Química, Agronomia, Bioquímica e Biologia.
O curso terá duração de 80 horas. As aulas serão ministradas de 17 a 28 de outubro.
O objetivo do curso é oferecer aos participantes análise crítica de estratégias de controle de doenças para o manejo sustentável dos sistemas de produção agrícola, fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre estratégias de seleção de microrganismos de biocontrole e/ou promotores de crescimento de plantas. Os participantes também serão treinados para identificar agentes de controle biológico com base em seu mecanismo de ação, nicho ecológico e eficiência, e reconhecer métodos de caracterização e seleção de microrganismos de biocontrole e promotores de crescimento vegetal, entre outros conhecimentos.
Prazo de inscrição: 02 de setembro.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/CQmkCDfP8XsQknMD6
VI Curso de vacinologia reversa: clonagem, expressão e avaliação de antígenos recombinantes – O treinamento será realizado presencialmente no Centro de Desenvolvimento Tecnológico- Biotecnologia – Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Rio Grande do Sul.
São oferecidas 15 vagas, sendo seis para brasileiros. O curso será realizado de 17 a 21 de outubro.
Serão 40horas/aula, sendo 60% para as atividades práticas. A programação inclui palestrantes da UFPEL e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da Argentina com ampla experiência na área de vacinologia humana e veterinária.
O objetivo é aprofundar os princípios das técnicas de Biologia Molecular e das suas aplicações na área de vacinologia reversa, complementado os conhecimentos nesta área inovadora.
O público-alvo são alunos de mestrado ou doutorado com interesse específico na área de vacinologia, incluindo análise de genomas de microrganismos, clonagem e expressão heteróloga de proteínas, e utilização destas na formulação de vacinas recombinantes. Os candidatos com pelo menos um ano de experiência na execução do projeto de dissertação ou tese em tema relacionado ao curso terão preferência.
Prazo de inscrição: 02 de setembro.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/NsmyGfcKSRykJEFJ9
Tecnologia de células animais: desenvolvimento e produção de bioterapêuticos – O curso será realizado no Centro Biotecnológico do Litoral da Faculdade de Bioquímica e Ciências Biológicas da Universidade Nacional del Litoral, em Santa Fé, na Argentina.
São oferecidas dez vagas, sendo duas para brasileiros. O curso é direcionado a profissionais e alunos de pós-graduação que, atuando nas áreas de biologia, bioquímica, biotecnologia, farmácia e outras áreas afins, estejam relacionados à disciplina do curso.
O curso será realizado entre 31 de outubro e 05 de novembro.
A carga horária do curso é de 45 horas/aula. Os participantes terão uma visão geral relacionada à tecnologia de cultura de células animais, abrangendo aspectos específicos de sua utilização para a produção de biofármacos, como produtos novos, biossimilares ou biomelhorados. Os conceitos desenvolvidos durante o curso podem ser aplicados em cada etapa do desenvolvimento do processo de produção de moléculas de interesse para abordar estratégias voltadas ao combate, por exemplo da Covid-19.
Prazo de inscrição: 16 de setembro.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/DWtePnJUf9ttt45C7
Da bancada à startup: empreendedorismo e inovacão em biotecnologia – O curso será realizado pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e proporcionará aos estudantes de mestrado e doutorado, e demais pesquisadores, o conhecimento das oportunidades de negócios e o desenvolvimento do plano de negócios com apoio na Lei de Inovação, na proteção da propriedade intelectual, na legislação, fomentos e exemplos positivos para criação das startups na área biomédica. Serão 40 horas/aula, com 60% de atividades práticas.
São oferecidas 15 vagas, sendo seis brasileiros. O curso é direcionado estudantes da área biomédica ou afins, envolvidos em pesquisa na área e matriculados em cursos de mestrado ou doutorado e ainda, pós doutores e professores na área interessados em empreender.
As aulas serão realizadas de 07 a 11 de novembro no SEBRAE/RJ, no centro do Rio de Janeiro.
Prazo de inscrição: 26 de setembro.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/vcsGj1SsXKEBA72A7
Caracterização e aplicações industriais de enzimas degradantes de polissacarídeos de parede vegetal – O curso presencial será realizado no Departamento de Química Biológica da Faculdade de Ciencias Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, de 14 a 19 de novembro.
O público-alvo são graduados das carreiras de biotecnologia, bioquímica, biologia (orientação biologia molecular), microbiologia ou afins. São necessários conhecimentos básicos de microbiologia, biologia molecular, bioquímica enzimática e bioinformática. Este curso requer um computador pessoal.
São oferecidas dez vagas, sendo duas para alunos do Brasil.
A carga horária é de 45 horas/aula. O curso fornecerá conhecimentos teóricos e práticos sobre a identificação, caracterização bioquímica e aplicações industriais de enzimas ativas em polissacarídeos estruturais de biomassa vegetal. O programa envolve tópicos de identificação de enzimas microbianas ativas em polissacarídeos (CAZYmas); clonagem de sequências codificantes, expressão recombinante e purificação de enzimas em estado activo: caracterização bioquímica da actividade enzimática e suas aplicações industriais, com particular ênfase na obtenção de biocombustíveis.
Prazo para inscrição: 30 de setembro.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/wUftRtUunVUSHPZaA
Fonte: MCTI