16/06/20
É com imensa tristeza e indignação que o Conselho Federal de Biologia (CFBio) recebeu a notícia de incêndio no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Identificado na manhã de segunda-feira (15/06), o fogo atingiu a Reserva Técnica 1, onde fica guardado parte do acervo não exposto. O museu informou que, nesta terça-feira, começa a perícia no espaço interno da estrutura a fim de apurar as causas do incêndio e de identificar e resgatar as peças afetadas.
Ciente do inestimável valor científico e histórico do acervo abrigado pelo museu, o CFBio manifesta sua solidariedade à comunidade acadêmica da UFMG, e também seu repúdio ao descaso do poder público com a preservação do patrimônio cultural, histórico e científico de nosso país.
O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG completou 50 anos de existência em 2019, dispondo de acervo formado por cerca de 265.664 itens, entre peças e espécimes científicos preservados e vivos (coleção científica de plantas e reserva vegetal) e contextualizados nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia, Arte Popular e Documentação Bibliográfica e Arquivística.