10/01/20
Tomaram posse nesta sexta-feira (10), em Brasília, os dez Conselheiros efetivos do Conselho Federal de Biologia (CFBio) e seus respectivos suplentes para mandato complementar de 23 de outubro de 2019 a 23 de outubro de 2023.
Durante a cerimônia, os Conselheiros efetivos elegeram, por unanimidade, Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva para Presidente e Eliézer José Marques para Vice-presidente. Na sequência, Maria Eduarda indicou Helena Lúcia Menezes Ferreira para Conselheira Secretária e Alcione Ribeiro de Azevedo para Conselheira Tesoureira, que foram homologadas e compõem a nova Diretoria.
=> Clique aqui e confira fotografias da Sessão Solene de Posse
A solenidade começou pouco depois das 10h, quando foram convidados para compor a mesa o então presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, e a então Conselheira Secretária, Geni Conceição de Barros Cáuper. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e a posse dos Conselheiros eleitos, os Membros Efetivos se reuniram, em sala separada, para eleição de membros da Diretoria. A votação foi aberta, por aclamação.
=> Clique aqui e assista, na íntegra, vídeo da solenidade
INTEGRAR
Em seu pronunciamento, a nova presidente do CFBio, Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva, cumprimentou os presentes e agradeceu, em nome dos Conselheiros eleitos, a oportunidade de trilhar, nos próximos anos, esse caminho de trabalho pela profissão de Biólogo. “Ressalto a responsabilidade de ser um Conselheiro, seja Regional ou Federal, uma atividade altruísta, nem sempre compreendida, seja pelos familiares, seja por nossos pares. Contudo, essa missão não só enobrece a nossa profissão como também a nossa existência”, disse.
Maria Eduarda Larrazábal agradeceu a cada um pela confiança depositada nesse processo, especialmente aos Conselheiros do Conselho Regional da 5aRegião (CRBio-05), do qual foi presidente por dois mandatos, e também a todos que participam e participaram da luta pelo fortalecimento da profissão de Biólogo. “Tenho 40 anos de formada. Eu me formei exatamente no ano de reconhecimento da profissão. O curso, naquele momento, sem reconhecimento, batalhas históricas para torná-lo profissão. Aqui vai nosso agradecimento a todos aqueles que nos antecederam, colaborando no processo e chegando ao marco legal da profissão de Biólogo, através da Lei no6.684, de 3 de setembro de 1979”, declarou.
A presidente afirmou ainda que a nova gestão assume, diante de todos, o desafio de integrar e valorizar o Sistema CFBio/CRBios, visando o seu bem maior: a defesa da sociedade e dos profissionais Biólogos. “Buscaremos consolidar cada vez mais a profissão, mostrando à sociedade e aos egressos dos cursos de Ciências Biológicas a relevância do Conselho de Classe, que defende incansavelmente o seu direito ao exercício profissional, reforçando as áreas de atuação”, garantiu.
“Trabalharemos para assegurar as ações previstas no Plano de Gestão Integrado do Sistema CFBio/CRBios, suas revisões e seus aperfeiçoamentos, visando também a melhoria das suas normas, considerando nessa perspectiva a promoção de ações administrativas e/ou jurídicas na defesa das prerrogativas e atuação profissional do Biólogo, a intensificação das práticas de orientação e fiscalização, o incremento das relações de trabalho com as Instituições de Ensino Superior, buscando estabelecer parcerias com essas e outras instituições, objetivando qualidade na formação e avanços na profissão”, reiterou a presidente.
Segundo ela, a nova gestão buscará também promover ações para inserção do Biólogo à luz das novas demandas de conhecimento nas novas áreas de atuação profissional, inclusive com a normatização legal, e incentivar a melhoria dos mecanismos de comunicação com o profissional e o público em geral. “Buscaremos trabalhar com emoção e razão, de forma equilibrada, condição necessária à condução dos processos”, completou. “Aos presidentes dos regionais, o nosso compromisso de caminharmos juntos para atingirmos efetivamente nossas metas atuais e futuras”, concluiu Maria Eduarda Larrazábal, desejando sorte e felicidade aos presentes.
BALANÇO DE GESTÃO
Em discurso de encerramento do mandato, o ex-presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, fez balanço dos últimos quatro anos, período em que foram aprovadas pelo Plenário 170 Resoluções e constituídas 6 comissões permanentes, 4 comissões técnicas e 6 temporárias, bem como 15 Grupos de Trabalho. Tadei citou ainda aquisição da nova sede do CFBio, em 2015, e a criação do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas e do Título de Biólogo Honorário.
O ex-presidente agradeceu o trabalho e o apoio e ressaltou: “Vencer o desafio de manter as conquistas obtidas até aqui e promover avanços na busca de novos horizontes, frente às necessidades atuais da sociedade brasileira, é tarefa a ser capitaneada pela gestão que hoje assume os destinos do CFBio”.
”Encerro o mandato com a consciência tranquila e a sensação de dever cumprido. Desde a campanha pela regulamentação da profissão de Biólogo até hoje foram 40 anos de vida que dediquei ao CFBio, aos CRBios e aos Biólogos. Não tenho nada a reclamar e muito a agradecer, agradecer e comemorar os avanços obtidos em prol do Biólogo, bem como do reconhecimento do profissional pela sociedade”, finalizou, emocionado.
Confira, a seguir, os membros da nova gestão do CFBio para o período de 2019 a 2023:
DIRETORIA
Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva – Presidente
Eliézer José Marques – Vice-presidente
Helena Lúcia Menezes Ferreira – Conselheira Secretária
Alcione Ribeiro de Azevedo – Conselheira Tesoureira
MEMBROS EFETIVOS
Alcione Ribeiro de Azevedo
Eliézer José Marques
Flávia Duarte Ferraz Sampaio
Helena Lúcia Menezes Ferreira
Jomar Carvalho Filho
Juliana de Freitas Johann Rache
Lídice Almeida Arlego Paraguassú
Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva
Santiago Valentim de Souza
Wagner Cotroni Valenti
MEMBROS SUPLENTES
Marcelo Garcia
Murilo Damato
Giovanna Carstens Castellano
Emilson Miranda
Lenir Lemos Furtado Aguiar
Beloni Terezinha Pauli Marterer
Bárbara Rosemar Nascimento de Araújo
Cristina Maria de Souza Motta
Marcus Vinícius da Silva Vilaça
Horácio Manuel Santana Teles